Powered By Blogger

domingo, 8 de novembro de 2009

Situação da Infância e da Adolescência Brasileira 2009 – O Direito de Aprender: Potencializar Avanços e Reduzir Desigualdades

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) divulgou em junho/2009 o relatório Situação da Infância e da Adolescência Brasileira 2009 – O Direito de Aprender: Potencializar Avanços e Reduzir Desigualdades, uma análise sobre o direito de aprender no Brasil realizada a partir das estatísticas mais recentes relacionadas ao tema.





O relatório conclui que o País obteve importantes avanços nos indicadores de acesso, aprendizagem, permanência e conclusão do Ensino Básico. Na publicação, o UNICEF analisa as desigualdades educacionais no Brasil – especialmente as regionais, étnico-raciais e socioeconômicas, bem como as relacionadas à inclusão de crianças com deficiência. São essas desigualdades que impedem que parcelas mais vulneráveis da população brasileira tenham garantido seu direito de aprender, sobretudo nas regiões do Semiárido, da Amazônia Legal e nas comunidades populares dos centros urbanos.


Para se ter uma ideia, 97,6% das crianças e adolescentes entre 7 e 14 anos estão matriculados na escola, o que representa cerca de 27 milhões de estudantes. Esses 2,4% podem parecer pouco, mas representam 680 mil crianças fora da escola. É mais do que a população do Suriname. E desse total de crianças fora da escola, 66% (450 mil) são negras. Da mesma forma, o percentual de crianças fora da escola na Região Norte é duas vezes maior do que o mesmo percentual na Região Sudeste.


3 comentários:

  1. OLÁ PROFESSOR EU SOU A RITA SUA ALUNA, ACHEI BASTANTE INTERESSANTE O BLOG, SOMENTE UM ADENDO A FAZER, TEM MUITAS ONGS, MUITAS CAMPANHAS DIRECIONADA AS CRIANÇAS, GOSTARIA, DE SUGERIR ALGUMAS VULNERABILIDADES SOCIAIS, QUE ESTÃO MEIO DE DESAPERCEBIDA, EX: QUESTÃO PRISIONAL, A DIFICIL QUESTÃO DO DÉFICT HABITACIONAL, MORADOR EM SITUAÇÃO DE RUA,ETC.
    AS VEZES CREIO EU, SÃO ASSUNTOS MEIO QUE INVISIVEIS, E ACREDITO QUE SÃO JUSTAMENTE ONDE SE TEM UM PROBLEMA MAIOR, A BUSCA DE SOLUÇÕES TEM QUE SER TÃO GRANDE QUANTO, TEMOS QUE VOAR ALTO, MAS COM OS PÉ NO CHÃO E ATÉ ONDE NOSSO BRAÇO ALCANÇAR.
    RITA MEDEIROS

    ResponderExcluir
  2. Olá Rita beleza sua sugestão... o espaço aqui é pra isso mesmo! Bem nem tudo eu sei, e por isso o espaço é aberto pra que, além de das sugestões trazerem textos para públicação me mande via email, e pode escrever aqui no blog mesmo, que o comentário vem pra mim antes de ser postado, beleza!!! Vou levantar estes assuntos e trazer estes temas para cá, abraços!

    ResponderExcluir
  3. OLÁ PROFESSOR, EU RITA O MEU TCC E SOBRE A QUESTÃO CRIMINAL, VOU DISCUTIR GENERO NA PRISÃO, TENHO MUITO MATERIAL VOU TE ENVIAR VIA EMAIL, ACHO QUE VALE A PENA

    UM GRANDE ABRAÇO

    RITA MEDEIROS

    ResponderExcluir